Sunday, October 14, 2012

Resistir


Coloquem-se duas hipóteses para reflexão:

1ª hipótese - A TSU (18%) caiu por ser uma medida sem sentido algum.

2ª hipótese – A TSU (18%) caiu porque o povo, no saudoso 15 de Setembro, saiu à rua para manifestar a sua indignação.



Como sabeis, e é uma novidade neste país, são permitidas inconstitucionalidades ou ilegalidades. Como tal - linguagem estatística à margem -, existe significância popular para não aceitar a 1ª hipótese.

Com a queda da TSU, propõe-se agora um aumento brutal de impostos para 2013. Caso nada façamos e optemos por permanecer na nossa zona de conforto, não tenho dúvidas de que o tsunami fiscal será implementado e que terá um impacto muito superior ao esperado na economia portuguesa. Recorrentemente, tenho juntado a minha voz à de muitos portugueses e mostrado a minha indignação na rua. No entanto, vejo, com tristeza, que o efeito 15 de Setembro está diluir-se no pântano em que nos querem submergir. E, acreditem, a espiral recessiva será tal que pouco ou nada sobrará – e o pouco que sobrar é para quem se recusa a andar de clio! Porque entendo que devo continuar a lutar pelos meu direitos no meu país, não por defeito mas por feitio, amanhã estarei, uma vez mais, numa manifestação junto à Assembleia da República. 

Entretanto luto no meu país mas temo que a indiferença do nosso povo me faça desistir e que passe a ver, à distância de um continente, o dilúvio de um país que abdicou de o ser. A minha ambição de abraçar uma carreira internacional não é nova, oxalá se concretize algum dia, mas, mesmo à distância, detestaria ver o país definhar devido à resignação e indiferença popular. Nesse momento, até pela riqueza histórica de que nos deveríamos honrar enquanto nação, sentir-me-ia envergonhado. Oxalá a nossa opção seja a de mostrarmos a nossa indignação face ao roubo de que estamos a ser alvo! Existem múltiplas alternativas face à política económica vigente, assim tenhamos nós a coragem de as defendermos na rua! Até amanhã! 

No comments:

67

"Pelas tuas mãos medi o mundo  E na balança pura dos teus ombros  Pesei o ouro do Sol e a palidez da Lua." Tu, sempre tu, minha pr...