Sunday, May 30, 2010

Dois itinerários complementares que desaguam numa estrada comum.

Conforme deixei cair no post anterior, encontrei um novo escritório! Um escritório de praia pronto a estrear! :-) Sem angariadores imobiliários, bancos, escrituras e procedimentos afins! É um pouco diferente dos escritórios convencionais. Não é de cimento, o seu espaço não está confinado a 4 paredes nem tão pouco sujeito à claustrofobia dos metros quadrados!

O meu novo escritório de praia tem vista para o mundo, prima pela ausência de vento, transmite uma paz inigualável (apenas quebrada circunstancialmente por outros seres que não os humanos) e reflecte uma aura indelével que contribui para reflexão e redacção dos trabalhos a que me propus desenvolver.

Acresce a isto o facto de que, com o actual aumento da carga fiscal, permite poupar nos impostos, designadamente no IVA, pois o referido escritório não necessita de ar condicionado e electricidade!

Dir-se-á que uma imagem vale mais que mil palavras, facto que indiciaria a colocação neste post de uma imagem do meu novo escritório. Contudo, julgo que uma imagem pode ser bem mais enganadora do que as palavras! Não concordam? Assim, contrariamente à esmagadora maioria dos posts deste blog, fico-me pela mera construção frásica e dispenso os obsoletos serviços de ilustração de Cabacinhas!

Acresce dizer que não belisco minimamente a importância do meu escritório convencional - apelidado de gabinete - mas que, em função do trabalho académico a desenvolver, impõe-se uma complementaridade crítica que é preenchida através da envolvente do meu novo escritório! Se o primeiro propicia toda a sistematização e operacionalidade do trabalho propriamente dito, o segundo permite descodificar as ideias principais da documentação lida e podar os diferentes caminhos em razão da minha estrada de investigação.

"É imenso o prazer que se sente ao fazer uma investigação e qualquer pessoa que tenha a possibilidade de levar a cabo um trabalho deste tipo é, de facto, privilegiada" Phillips e Pugh (1998: 13) in Como Preparar um Mestrado ou Doutoramento. Um manual prático para estudantes e seus orientadores. Mem Martins, Lyon Edições

No comments:

67

"Pelas tuas mãos medi o mundo  E na balança pura dos teus ombros  Pesei o ouro do Sol e a palidez da Lua." Tu, sempre tu, minha pr...