Wednesday, March 30, 2011

Caleidoscópios


"Antes fosse claro escrever sobre isto. Mas há pessoas que parecem ter caleidoscópios dentro delas. Como se fossem feitas de milhares de pedacinhos coloridos, todos diferentes entre si. Por fora não se vê. Parecem normais. Pudesse alguém abri-las. Ou soubesse alguém olhá-las. Mas a verdade é que nessas pessoas se sente uma espécie de agitação permanente que impossibilita, a maior parte das vezes, que as entendamos na totalidade. Sobressaem nos encontros e nos sítios como girassóis brilhantes num campo raso de margaridas. Na volta, pergunto-me, todas as pessoas são pessoas-caleidoscópio. Apenas não lhes é dito quando são pequenas que podem ser assim. Apenas não tiveram a coragem de mergulhar nesse vórtice de possibilidades e potenciais conjugações e descobrir que são assim. Dá trabalho, fazer isso. Exige escolhas e ação.
Criámos um vício, nós. Achámos que nos era muito útil engavetarmo-nos em tipos e classificações genéricas e reduzir a realidade a grandes grupos. Eu, que vivo fascinada pelas diferenças e tendo a escapar-me às generalidades, fico paralisada perante grupos com nomes interessantes como "as mulheres", "os homens", "os engenheiros", "os políticos", "os médicos", "os jovens". Reconheço as vantagens da classificação, claro, em contextos de análise socioeconómica, mas fico por aí. Tira-me do sério esta mania que temos de reduzir a realidade a gavetas, quando o que realmente interessa é o que nos diferencia individualmente e a coexistência ativa dessas diferenças no meio deste grande espaço comum que é a sociedade. Não, não somos todos pessoas-caleidoscópio. Nem precisamos de ser. Precisamos, para que o mundo avance, é de ter a coragem de criar espaço real para o exercício da diferença ao mesmo tempo que alimentamos o que nos une. Tão fácil como parece. Como em tudo, é só uma questão de escolha"

Guta Moura Guedes in Revista Única do Expresso

No comments:

67

"Pelas tuas mãos medi o mundo  E na balança pura dos teus ombros  Pesei o ouro do Sol e a palidez da Lua." Tu, sempre tu, minha pr...