A viver por uns meses em terras de sua majestade, acabei de ver uma série sobre jornalismo em televisão que muito me agradou - The Newsroom. Se, na referida série, vejo serem retratados exemplos de bom e mau jornalismo, no mundo real, vou tendo o privilégio de acompanhar a BBC news ou a SKY News. Mesmo sem querer, tamanhas são as diferenças, dou por mim a fazer comparações entre aqueles e os canais de notícias em Portugal.
Por cá, contrariamente aos comentaristas em Portugal, existem comentadores.
Por cá, não abundam iluminados que falam de política, culinária, economia e futebol em simultâneo. .
Por cá, dão-se ao trabalho de convidar pessoas para falarem do que realmente sabem, normalmente investigadores ou professores.
Por cá, as missas de domingo são pontuais e os Marcelos teimam em ficar longe do grande ecrã.
Por cá, ao invés de um comentarista que fala sobre tudo e que nada diz, existem 3/4 comentadores por emissão que falam sobre uma matéria que dominam, dizendo muito sobre ela.
Por cá, escasseiam os iluminados!
Para os que defendem que a exportação é a cura da nossa economia, que tal exportarmos os nossos iluminados comentaristas? Nós temos muitos e os britânicos não! É uma oportunidade única para ajudar a nossa economia e... para sanar a principal doença do jornalismo em Portugal.
The Newsroom:

No comments:
Post a Comment